Se você é um profissional que atua na área do B2B, sabe das complexidades existentes nesse meio. O processo de vendas não é nada fácil, especialmente quando falamos do relacionamento com os clientes e seus desejos e necessidades.
A gestão da carteira de clientes é essencial para o sucesso dessa relação. E o uso de uma boa estratégia de CRM, aliado a boas ferramentas, se faz extremamente necessário para obter êxito nesse objetivo.
Assim, no texto de hoje, separamos três grandes benefícios que o CRM é capaz de oferecer para empresas B2B. E fique bem atento! Porque ao final ainda temos uma super dica de ferramenta para você.
Se você chegou até aqui nesse artigo, provavelmente já sabe o que essa sigla significa. Mas nunca é demais relembrar, não é mesmo? CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Manager, que em tradução livre para o português significa gestão do relacionamento com o cliente.
Ou seja, é uma estratégia com foco total no cliente, entendendo suas dores para atender as suas necessidades. Assim, no CRM, as ações da empresa não são voltadas aos produtos ou soluções que ela oferece, mas nas relações que a mesma constrói.
E como aplicar essa tática de forma adequada na gestão dos clientes? Adotando uma ferramenta de CRM adequada!
Um bom software de CRM cria um sistema de dados integrado que permite gerenciar diversos processos dentro das mais diversas áreas da empresa. Assim, entregam soluções tecnológicas que vão auxiliar a sua equipe a alcançar sucesso na construção do relacionamento com os clientes.
As empresas B2B contam com características bem específicas quando o assunto é relacionamento com o cliente. Isso porque, no B2B, o processo de decisão é muito mais complexo, pois envolve uma quantidade maior de decisores e de áreas.
Sendo assim, a aplicação de uma boa estratégia de CRM aliada à ferramenta certa, é capaz de gerar benefícios consideráveis na gestão. A seguir, levantamos alguns desses benefícios.
O funil de vendas é um modelo que abarca todas as etapas da jornada do cliente. Como mencionamos, o processo de negociação e vendas no B2B é muito mais complexo, possui ciclos mais longos e tickets médios mais elevados.
Assim, é fundamental que a gestão desse funil seja bem executada e CRM é ideal para isso. Ele permite que você monitore todas as negociações em andamento e em qual etapa elas se encontram.
Com essa maior visibilidade de todo o processo é possível exercer um controle maior sobre cada negociação. Dessa forma, ganha-se em previsibilidade, tornando as negociações mais eficazes.
Dados. Eles são os maiores diamantes da atualidade e com CRM é possível coletar e armazenar uma grande quantidade de dados dos clientes, como histórico de compras, preferências, entre outros.
Dessa forma, é possível compreender as características e desejos de cada cliente, canalizando todos os esforços para realizar um atendimento personalizado e relevante a cada um deles.
Isso torna a comunicação com os clientes muito mais fluida, sendo viável a antecipação de problemas e necessidades, culminando no desenvolvimento de soluções mais eficientes e personalizadas. O resultado disso é a fidelização desses clientes.
Imagine só a quantidade de documentos trocados em uma negociação B2B e imagine como gerí-los! É quase impossível fazer a gestão de tantos arquivos manualmente, e é aí que o CRM se torna um grande aliado.
Com ele é possível gerenciar contratos, ordens de serviço, controle de vendas e tantos outros de forma eficiente. O que acaba por trazer um aumento na produtividade de toda a equipe, devido a desburocratização e otimização da rotina, pois o acesso às informações necessárias é realizado de forma mais fácil e rápida.
Existem inúmeras ferramentas de CRM que podem ser utilizadas na sua empresa, mas hoje vamos indicar uma muito completa e que nós utilizamos aqui na agência. Sim, estamos falando do RD Station CRM!
E antes que você pense, não esse artigo não é uma publi! Nossa indicação é pela experiência incrível que temos com a ferramenta aqui na R8. Com o RD Station CRM é possível controlar todo o seu processo comercial do início ao fim.
Com ele você consegue:
São muitas vantagens, não é mesmo? E você se engana se acha que parou por aí. Em 2023 nós alcançamos o nível Gold no programa RD Partners, o que traz ainda mais benefícios para os nossos clientes que optarem pela plataforma da RD.
Viu só como o CRM traz benefícios para o seu negócio, especialmente o B2B? Você já tem colhido os frutos de contar com uma boa ferramenta de CRM para fazer a gestão dos seus clientes? Se a sua resposta for não, fale com a gente, estamos prontos para ajudar você a dar esse passo.