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Sistema CRM: o que é e por que usar?

marketing |
22 de dezembro de 2019
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Por: Raphaela Bagnete

Já sentiu a necessidade de concentrar todas as informações dos seus clientes em um só lugar e manter organizado todos os contatos que teve com ele, fazendo um verdadeiro histórico do que ele consome e em qual frequência? 

Para fazer tudo isso e um pouco mais, existe o sistema CRM, customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente. 

O CRM trata-se de um software que permite registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor da empresa. 

Se você quer saber mais sobre o CRM e como ele pode ajudar a sua empresa, continue com a gente neste artigo. 

Como o CRM funciona?

Imagem: aoki sistemas 

O sistema pode funcionar de duas formas: no próprio computador ou na nuvem.

Na nuvem é o mais recomendado pois, além de ser prático e moderno, pode ser acessado a partir de qualquer navegador ou mesmo de dispositivos móveis, dando flexibilidade ao vendedor. 

Além disso, as planilhas e anotações bagunçadas ficam para trás e com os dados do cliente à disposição, o resultado é um time de vendas mais produtivo e eficiente, realizando um processo de vendas prático e rápido.

Por que usar o CRM?

Uma das grandes dificuldades das empresas é administrar a carteira de clientes e a medida que a empresa vai crescendo essa dificuldade vai crescendo. 

Por isso, conheça alguns motivos para implementar esse sistema na sua empresa, seja ela de qualquer tamanho ou segmento. 

Fonte: giphy.com
  • Centralize todos os dados 

Com o sistema, você consegue centralizar e organizar todos os dados em um só lugar, fazendo com que todos na empresa também tenham acessos às informações do que precisam. 

Isso inclui informações de contato, como e-mail e telefone, mas também dados mais elaborados, como o histórico de interações com a sua empresa. 

Além disso, os líderes têm uma visão ampla e integrada da empresa, sendo uma vantagem que permite tomar decisões embasadas e inteligentes. 

  • Foque nas necessidades do cliente 

Com a centralização dos dados, os vendedores conseguem encontrar as melhores oportunidades de negócio na hora certa. A venda se torna mais personalizada e cresce o foco no cliente.  

De acordo com a Software Advice, 74% das empresas que usam CRM reportaram melhorias nas comunicações com os clientes. 

  • Vendas mais rápidas e melhores 

Os vendedores conseguem conduzir todo o processo de vendas a partir do mesmo ponto. O CRM consegue integrar e-mail, calendário e softwares de automação de marketing, fazendo com que o vendedor não precise desperdiçar tempo alternando entre outras ferramentas. 

De acordo com Innopple Technologies, as empresas tiveram 65% de aumento de vendas após adotar um CRM. 

  • Fidelização dos clientes

Atualmente, a fidelização do cliente é tão importante quanto sua conquista. Pois, se alguém comprou de você, é necessário conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base. 

E com o CRM isso é possível. Com as informações disponíveis, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer o contato com oferta. 

Viu como o CRM pode ser vantajoso? Para escolher o CRM certo para sua equipe, é necessário considerar os aspectos e particularidades do seu negócio. Como tamanho da empresa, setor de atuação, perfil dos consumidores, modelo comercial etc. 

Esperamos que o conteúdo tenha sido relevante para você e que o CRM ideal seja implantado na sua empresa trazendo muitos benefícios.

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