Já sentiu a necessidade de concentrar todas as informações dos seus clientes em um só lugar e manter organizado todos os contatos que teve com ele, fazendo um verdadeiro histórico do que ele consome e em qual frequência?
Para fazer tudo isso e um pouco mais, existe o sistema CRM, customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente.
O CRM trata-se de um software que permite registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor da empresa.
Se você quer saber mais sobre o CRM e como ele pode ajudar a sua empresa, continue com a gente neste artigo.
O sistema pode funcionar de duas formas: no próprio computador ou na nuvem.
Na nuvem é o mais recomendado pois, além de ser prático e moderno, pode ser acessado a partir de qualquer navegador ou mesmo de dispositivos móveis, dando flexibilidade ao vendedor.
Além disso, as planilhas e anotações bagunçadas ficam para trás e com os dados do cliente à disposição, o resultado é um time de vendas mais produtivo e eficiente, realizando um processo de vendas prático e rápido.
Uma das grandes dificuldades das empresas é administrar a carteira de clientes e a medida que a empresa vai crescendo essa dificuldade vai crescendo.
Por isso, conheça alguns motivos para implementar esse sistema na sua empresa, seja ela de qualquer tamanho ou segmento.
Com o sistema, você consegue centralizar e organizar todos os dados em um só lugar, fazendo com que todos na empresa também tenham acessos às informações do que precisam.
Isso inclui informações de contato, como e-mail e telefone, mas também dados mais elaborados, como o histórico de interações com a sua empresa.
Além disso, os líderes têm uma visão ampla e integrada da empresa, sendo uma vantagem que permite tomar decisões embasadas e inteligentes.
Com a centralização dos dados, os vendedores conseguem encontrar as melhores oportunidades de negócio na hora certa. A venda se torna mais personalizada e cresce o foco no cliente.
De acordo com a Software Advice, 74% das empresas que usam CRM reportaram melhorias nas comunicações com os clientes.
Os vendedores conseguem conduzir todo o processo de vendas a partir do mesmo ponto. O CRM consegue integrar e-mail, calendário e softwares de automação de marketing, fazendo com que o vendedor não precise desperdiçar tempo alternando entre outras ferramentas.
De acordo com Innopple Technologies, as empresas tiveram 65% de aumento de vendas após adotar um CRM.
Atualmente, a fidelização do cliente é tão importante quanto sua conquista. Pois, se alguém comprou de você, é necessário conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base.
E com o CRM isso é possível. Com as informações disponíveis, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer o contato com oferta.
Viu como o CRM pode ser vantajoso? Para escolher o CRM certo para sua equipe, é necessário considerar os aspectos e particularidades do seu negócio. Como tamanho da empresa, setor de atuação, perfil dos consumidores, modelo comercial etc.
Esperamos que o conteúdo tenha sido relevante para você e que o CRM ideal seja implantado na sua empresa trazendo muitos benefícios.