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Vendas multicanal: 5 estratégias infalíveis

marketing |
2 de março de 2018
Vendas multicanal: 5 estratégias infalíveis 0 Comentários
Por: Agência R8

Você já deve ter ouvido falar que as vendas multicanal são o futuro do varejo, não é mesmo? Mas você sabe como elas funcionam na prática? Esse tipo de estratégia busca atender o cliente de diferentes maneiras, chegando a ele da forma mais cômoda possível.

Seja através de lojas físicas, lojas online, aplicativos ou marketplaces, o objetivo das empresas que aderem a essa técnica é levar o produto ao lugar em que o cliente está. Assim, a sua marca é vista pelos consumidores nas mais variadas plataformas.

Quer investir nas vendas multicanal, mas não sabe por onde começar? Listamos 5 estratégias infalíveis que vão ajudar. Confira:

1. Estruture o seu negócio

O primeiro passo para ter sucesso nas suas vendas multicanal é definir em quais plataformas e formatos você vai atuar. Os consumidores não estão mais presos a lojas físicas, por isso, você precisa definir quais são os melhores canais para alcançá-lo.

É importante manter uma política de pagamentos e preços unificados. O seu cliente tem acesso constante ao smartphone e pode se sentir traído ao descobrir que os processos são diferentes em cada canal. Outra dica valiosa é sempre manter os estoques integrados, para nunca perder vendas.

Analise bem os produtos ou serviços que você oferece e como é a experiência de vendas em cada plataforma. Assim, você consegue priorizar os melhores canais para o seu negócio.

2. Defina o perfil do cliente

Definir o perfil do seu cliente é essencial para estabelecer estratégias de vendas multicanal. Se você trabalha com tipos de público variados, pode desenvolver diferentes formas de atingir cada grupo.

Enquanto o grupo A é atraído por e-mail marketing e prefere finalizar a compra na loja física, o grupo B quer resolver tudo de forma online e precisa de um recurso de buscas de produtos rápido e personalizado.

3. Use o Big Data

O Big Data é uma eficiente ferramenta de armazenamento e cruzamento de dados. Através dele, será possível ter acesso a todas as informações cadastrais dos seus clientes e preferências de compra de cada um, independentemente do canal de vendas utilizado.

Dessa forma, é possível criar campanhas segmentadas e personalizadas, abordando e fidelizando o cliente na plataforma mais adequada. Ou seja, é uma importante ferramenta para aproximar a marca de seus clientes.

4. Invista em mobile

A tecnologia tem contribuído muito para o crescimento da indústria das vendas, oferecendo recursos que otimizam todos os processos, eliminam as filas, descomplicam a rotina dos vendedores e inovam no atendimento aos clientes.

Por isso, para ter sucesso nas suas vendas em multicanais, é essencial investir no mobile. Adapte o seu site para smartphones, desenvolva aplicativos e faça uso de todos os recursos que podem revolucionar a sua forma de trabalho.

5. Tenha um canal de comunicação eficiente

Independentemente de quais sejam os seus canais de vendas, os clientes gostam e precisam ser atendidos de forma rápida e eficiente. Por isso, ofereça serviços de atendimento e comunicação em diversos formatos e plataformas.

Gerencie o relacionamento com o seu público-alvo da melhor forma possível, sempre respondendo às perguntas, sugestões e reclamações dos seus consumidores.

Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias para o seu negócio, é hora de colocar as vendas multicanal em prática e alcançar resultados ainda melhores. Lembre-se de sempre contar com a assessoria de uma empresa especializada no assunto, que vai oferecer todo o suporte necessário.

Quer saber mais sobre marketing e suas ferramentas? Descubra como fazer um posicionamento de marca corretamente.

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