Atender bem é um diferencial para as empresas, independente do segmento. Além de garantir uma maior satisfação para os clientes, o bom atendimento ajuda a fazer com que eles voltem. Portanto, é bem valioso contar com soluções que auxiliem nisso, como um chat no site.
Essas ferramentas se popularizaram como reflexo da correria do dia a dia que atinge a maioria das pessoas. O cliente que se interessa por um serviço precisa de um meio prático para interagir com o time de vendas naquele exato momento, para não perder o interesse.
Inclusive, hoje, grande parte do público prefere efetuar suas compras online ou fazer pesquisas de preços de maneira virtual pela agilidade e rapidez que esse meio oferece. Assim, os chats online se tornaram responsáveis por atender clientes que visitam seu site de forma rápida.
Caso um possível cliente tenha alguma dúvida em relação ao seu serviço ou produto, o chat no site oferece o benefício de contato instantâneo, aumentando as chances de converter o interesse em venda.
Uma empresa que facilita a troca de mensagem online por meio de chats sai na frente. Seja usando o computador, tablet ou celular, o usuário quer sempre praticidade. Pensando nisso, vamos te mostrar as principais vantagens de ter um chat no site:
Em tempos de alta concorrência, você precisa de mecanismos que possibilitem aos seus potenciais clientes ter contato com a sua empresa de forma fácil e rápida.
Com isso, as chances do possível cliente abandonar a compra por dúvidas ou falta de informações é bem menor possuindo um chat rápido e eficiente. Basta um clique para começar a falar com um atendente!
Um público feliz sempre volta e gasta mais. Você deve sempre ter entre os seus objetivos o aumento da satisfação do seu público e o chat no site pode ajudar bastante neste desafio.
Além de potencializar vendas, o bom atendimento faz com que os clientes recomendem a sua empresa e produtos para os outras pessoas ajudando o no posicionamento do seu site para as pesquisas do Google.
Estruturar um setor de atendimento tradicional é algo que custa muito dinheiro, principalmente se você tentar conter uma grande demanda de público. Isso pode se tornar um grande gargalo de gastos para o seu negócio.
O chat é uma ótima alternativa, já que trata-se de um sistema capaz de processar diversos contatos com rapidez, aliviando a demanda do setor e evitando custos no setor de atendimento.
Um dos principais motivos que levam as companhias a disponibilizarem canais online para seus clientes é a facilidade de registro e acesso às informações transmitidas pelo chat.
As últimas informações dos atendimentos ficam salvas, facilitando as próximas conversas. A finalidade é que nunca faltem informações. Além disso, a sua equipe de atendimento pode detectar oportunidades valiosas de vendas a partir das interações anteriores.
Provavelmente seus concorrentes já a utilizam e estão aproveitando os benefícios de um chat no site pois, essa tecnologia já está em diversos segmentos há algum tempo.
Então, para que a sua empresa não seja ultrapassada, mesmo sendo tradicional, ela precisa se fazer presente e contar com as melhores ferramentas que existem no mercado.
Um chat no site pode ser configurado para se encaixar perfeitamente à identidade da sua marca. O resultado não será um sistema robótico e sem personalidade. Pelo contrário, você pode customizar diversas características para adaptá-lo ao seu layout e à experiência que sua marca quer oferecer.
Inclusive, a aparência de um sistema de mensagens instantâneas ajuda a transmitir a ideia de velocidade e modernidade. O indicador de online, por exemplo, traz a garantia de que há um atendente à disposição para resolver todas as dúvidas do cliente, possibilitando até um atendimento 24 horas por dia se bem organizado.
Os canais tradicionais de atendimento, como o telefone e a visita pessoal, têm um alcance bastante limitado. Em geral, somente pessoas de determinado raio de proximidade conseguem ter acesso a ele, restringindo muito o volume de clientes em potencial.
Ao contar com um chat no site, porém, esse alcance se multiplica e passa a valer para o mundo todo. Afinal, oferecerá a mesma velocidade e praticidade para quem está próximo e distante. Se a sua empresa pode trazer serviços em escala global, trata-se de um ótimo meio de potencializar isso.
A melhor forma de se manter em um caminho de sucesso é acompanhando os seus resultados e aprendendo com eles. Um dos benefícios de ter um chat no site é que, em geral, os aplicativos que servem de motor a esses sistemas possuem maneiras de mensurar métricas relacionadas aos seus atendimentos.
Dessa forma, é possível detectar tendências positivas (e negativas) a respeito da sua atuação e encontrar formas de melhorar cada vez mais. Basta ficar de olho nos números e compará-los com indicadores anteriores.
É importante estar atento ao fato de que simplesmente ter o chat no site não resolve todos os problemas. É crucial ter alguém responsável e preparado para dar todo o suporte ao cliente, de forma educada, rápida e que solucione o problema dele ou é melhor buscar outras formas de atendimento. Além disso, o time precisa ser capaz de resolver diretamente a maioria dos problemas, sem precisar agir como intermediário, o que tornaria o processo mais lento.
Para contar com essa experiência em seu site você precisa conhecer o aplicativo JivoChat. Além de ser muito fácil e ser acessível para Windows, Mac, aplicativo no celular ou pelo navegador de Internet, ele tem um design muito fácil, intuitivo e divertido.
Aqui na R8 utilizamos o JivoChat e falamos com propriedade que melhora e muito nossa relação de proximidade com os clientes.