O uso das estratégias de otimização de sites (SEO) é deve ser pensado apenas em atrair pessoas e mais pessoas para seu site através dos resultados do Google, pois, ter milhares de acessos e com mais vendas para a empresa é melhor do que ter milhões de acessos e não possuir conversões ou até gerações de leads qualificados. Pensar em apenas trazer o máximo de pessoas para seu site sem nenhum planejamento de palavras-chave, é mais uma “métrica de vaidade” que não trará bons retornos para seu negócio.
Não existe uma fórmula mágica para se conseguir resultados de qualidade na gestão de SEO, mais diversos caminhos que podemos seguir para melhorar o desempenho do site frente aos mecanismos de buscas e trazer retornos mais relevantes para a empresa. Segue abaixo dicas para uma boa pesquisa de palavras-chave em sua gestão de SEO:
Apesar de nosso foco aqui seja os resultados orgânicos do Google, fazer um investimento com valores pequenos em campanha de PPC ajudará a compreender quais palavras-chave dão mais retornos em seus anúncios, sendo quais foram mais clicados e trouxeram mais conversões no site. Assim, podemos ter mais clareza sobre quais palavras-chave dão mais resultados para nosso negócio.
Ter em mãos dados sobre o seu público-alvo ajudará na definição de suas personas para serem trabalhadas nas estratégias de SEO, em que você deve compreender quem é o seu comprador em potencial, suas principais dúvidas no momento da busca, suas dores e necessidades, etc.
Há ferramentas que auxiliam nas pesquisas de palavras-chave para se obter insights na definição das personas, como o Ubersuggest. Ferramenta em que você você pode obter diversas ideias de palavras-chave a partir de consultas de usuários reais. É um bom ponto de partida para entender um pouco mais o que o seu usuário de fato pesquisa no Google ou quais as palavras-chave mais buscadas pelas personas.
Outra ferramenta bastante importante para as suas pesquisas de palavras-chave, é o KeyWord Tools, que o ajudará na obtenção no novos insights para a criação de personas (assim como fazer uma análise da concorrência). Ela possibilita que você faça pesquisas por ideias relacionadas a uma determinada palavra-chave, ao seu site ou a uma categoria específica. Em muitos casos esse é o primeiro passo a ser feito, contudo, recomendamos usar de uma forma diferente e ver esse ponto como a última etapa do processo.
Também é de extrema importância ter conhecimento dos termos que são mais pesquisados em diferentes épicas do ano. Para isso, a ferramenta ideal que você pode utilizar é o Google Trends, que é 100% gratuita.
O Google Trends ajudará a entender melhor o comportamento do mercado em que você está inserido e compreender as variações de busca ajudam você a tomar uma decisão com mais chances de resultados.
A ferramenta também traz informações em relação ao volume de pesquisa que podem ajudar a tomar a decisão entre priorizar uma ou outra palavra ou a descobrir novos termos.
Por fim, fazendo todo esse processo e organizando tudo, o ideal é que você tenha em mãos uma lista com umas 50 palavras-chave. Uma quantidade interessante para se trabalhar e não perder o foco com tantas palavras-chave.