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Melhores estratégias de marketing para seu negócio

marketing |
19 de outubro de 2015
Melhores estratégias de marketing para seu negócio 0 Comentários
Por: Agência R8

Conheça algumas das melhores estratégias de marketing que irão alavancar seu negócio.

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Muito que se sabe que hoje em dia uma empresa não consegue sobreviver por muito tempo que se tiver um planejamento estratégico de marketing em mãos. Um documento que irá a empresa que encontrar grandes oportunidades e a evitar ameaças que podem vir a prejudicar um negócio, assim como conhecer a fundo o seu mercado. É um documento que serve de base para ações estratégicas de qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena.

Confira algumas estratégias de marketing que você pode usar para conseguir bons resultados para sua empresa:

CO-MARKETING

 Duas empresas que têm o mesmo público alvo, porém não fornecem os mesmos produtos, se unem para fortalecer suas estratégias de marketing. Ex: ambas criarem um e-book para coleta de leads.

Construir uma marca isolada é difícil. A tarefa pode ser facilitada com a constituição de parcerias entre produtos inseridos em uma mesma situação de consumo. Assim, um fabricante de microprocessadores pode se associar a uma empresa de computadores, uma marca de “sucrilhos” pode ser divulgada de forma conjunta com uma de leite, ou o trabalho de marketing de um determinado pneu pode estar associada a uma marca de veículo. Considerar parcerias no trabalho de construção de marcas agrega valor e acelera o processo.

VÍDEOS

 Utilizar vídeo é importante por ser mais dinâmico e passar conteúdo de fácil absorção. Primeiramente deve-se pensar no objetivo: educar o público sobre um tema, vender uma ferramenta ou serviço, fazer um onboarding para quem já é cliente.

Estratégias como:

Entrevistas: com profissionais com referência em sua área de atuação. Realizar as entrevistas por Skype ou Hangout.

Tutoriais: aqui a ideia é produzir um passo a passo de como fazer algo.

Falar sobre seus produtos: aqui a divulgação não vem em forma de um comercial comum, ele procura informar e não vender de forma direta. O conteúdo deve fluir sem forçar uma compra, quanto mais o conteúdo agregar ao produto e a quem busca informação, melhores são os resultados.

Seminários Online – Webinars: outra possibilidade é promover uma apresentação online sobre o seu conteúdo. Os seminários online podem ser uma saída efetiva para geração de leads, além de aproveitar um conteúdo que já está sendo gerado em forma de palestra presencial e torná-la online.

MARKETING DE OPORTUNIDADE

É uma estratégia que consiste em aproveitar a oportunidade de uma data específica, de um movimento, de um lançamento, enfim, qualquer oportunidade que ajude a empresa a aparecer e que cause falatório entre as pessoas, assim você aumenta o buzz de uma empresa ou marca. Ex: um meme que você pode relacionar com o conteúdo do seu segmento de mercado.

SERVIÇO ALL

Estratégia que consiste em entregar mais do que foi prometido, em que gerará mais credibilidade e um buzz. Ex: prometer entregar o produto em 5 dias e entregar em 2 (o gestor sabe que a entrega é entre 2 e 3 dias).

POSICIONAMENTO

O posicionamento é uma forma de uma empresa se diferenciar de outras. Mesmo empresas oferendo os meus produtos ou serviços, elas podem escolher atingir públicos diferentes e terem posições distintas. Ex: Empresa de Suplementos Alimentares – uma pode focar em homens e mulheres entre 25 e 45 anos que busca saúde e a outra focar em homens entre 17 e 25 anos que buscam uma melhor forma física (músculos).

EXCELÊNCIA DA QUALIDADE

Manter sempre a qualidade dos produtos e serviços para os consumidores. Aumentar a qualidade não significa aumentar os custos. Ex: uma entrega de pizza que fazia em no máximo 1 hora, passou a entregar em 40 minutos. Isso pode fazer com que nosso produto ou serviço ganhe mais mercado, assim como podemos aumentar o preço deles, já que o valor percebido será maior. Apesar de que nem sempre a maior qualidade faz o maior preço.

Um produto de qualidade é aquele que atende as necessidades das pessoas. Por isso que se uma pessoa não é o público alvo, ela não gostará do produto.

– Orientação para Ação: no momento em que detectamos um problema, devemos agir com rapidez.

– Proximidade do Cliente: quanto mais perto você está dos clientes, mais fácil você saberá o que de fato ele quer (desejo e necessidades), logo, ficará mais fácil adaptar o produto e serviço para ele. Feedback é essencial.

– Espírito de empreendedor: busca sempre estar a um paço à frente. Sempre se atualizando e inovando no negócio. Qualidade é um processo contínuo.

– Autonomia: precisamos ter autoridade dentro da empresa, porque qualidade é mudança, e mudanças costumam incomodar.

– Liderança: qualidade através das pessoas. Saber fazer com que todos os setores busquem sempre a qualidade.

PATROCÍNIO DE EVENTOS

Patrocinar eventos importantes (principalmente do segmento da empresa) ajuda a empresa pelo fato de se aproximar ainda mais do mercado, aumentando as vendas e um branding. Ex: Natura patrocinando o SP Fashion Week, Ambev patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol.

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