No momento em que a tecnologia avança, os consumidores tendem a adotarem nossos comportamentos frente a conteúdos de marcas. São pessoas mais antenadas, críticas e que têm em suas mãos a capacidade de escolher ou não consumir determinado conteúdo. São uma série de transformações comportamentais desta nova era digital, que fez com que o marketing também mudasse a sua abordagem para adaptar-se a este novo cenário. Os consumidores querem cada vez mais se informar e cada vez menos serem interrompidos. Quem souber produzir conteúdo e arranjar formas de entregá-lo vai atrair mais público, fechar mais negócios e conquistar mais fãs.
O marketing “direcionado para dentro” é um conceito que se opõe ao “Outbound Marketing”, que é o marketing tradicional – alcançar o cliente com mensagens que chegam onde ele estiver. Em vez disso, o Inbound Marketing busca produzir conteúdo útil ao consumidor, para que ele o encontre quando quiser resolver um problema ou atender a uma necessidade. Podemos dizer que o Inbound Marketing é o marketing de atração, que tem como objetivo fazer com que os potenciais clientes de uma empresa venham até ela através de conteúdos úteis e relevantes, atraindo, conquistando e fidelizando.
Entenda melhor esta metodologia do Inbound Marketing:
Atrair: tem como objetivo gerar tráfego para o site de uma empresa. A intenção do Inbound Marketing nesta etapa é ajudar o visitante a identificar e resolver um determinado problema, entregar algo útil e relevante e não oferecer um produto. Estes visitantes são atraídos através de redes sociais, SEO, blogs, etc.
Converter: ter milhares de acessos em um site não significa que o negócio fará sucesso em suas vendas. Se os acessos não forem qualificados, as chances de um visitantes deixar o email, ou solicitar um orçamento, etc., são menores. Etapa do Inbound Marketing visa converter os visitantes em leads – pessoas que demonstraram certo interesse pelos seus produtos ou segmento. O Inbound Marketing, nesta etapa, usará formulários, landing pages (uma página feita para capturar os dados do visitante) e CTAs (um convite para que o visitante tome uma ação) para avançar o processo. O visitante que mostrou interesse em produtos e baixou um ebook ou se cadastrou para receber mais conteúdo torna-se um lead.
Fechar: é o momento em que os leads viram clientes da empresa, ou seja, compraram determinado produto ou contrataram algum serviço.
Encantar: é o momento em que muitas empresas acabam por deixar de lado. O pós-venda é de extrema importância para o marketing digital. Nesta etapa final do Inbound Marketing, é hora de transformar um cliente em um promotor da marca da empresa. Isso pode ser feito com ofertas exclusivas para clientes, pré-lançamentos, engajamento nas redes sociais, bom atendimento pós-venda, e formulários de satisfação são ferramentas fundamentais para garantir que, mais do que satisfeitos com seu produto, os clientes se deleitem com sua marca. Virem fãs. Passem a recomendar sua marca para amigos e conhecidos.
Aqui no Brasil esta metodologia do marketing vem andando em passos curtos, diferentemente nos Estados Unidos, onde o Inbound Marketing é utilizado em grande escala. Mas essa metodologia tenderá a ganhar bem mais destaque por aqui, no momento em que a execução dessas estratégias são bem mais eficazes para atingir os principais objetivos de marketing: atrair, conquistar e reter clientes.