Profissionais de marketing e empresários sabem estão cansados de saber que as mídias sociais são excelentes canais para conquistar tráfego e propagar o conteúdo das lojas online. O Facebook, por exemplo, é a maior de todas as redes sociais, possuindo 1,44 bilhão de usuários ao redor do mundo. Contudo, é muito importante ter um bom planejamento para mídias sociais para que o trabalho traga resultados reais e esperados ao negócio.
Conquistar a atenção do público está ficando cada vez mais difícil. À medida que aumenta o número de usuários, as timelines das redes sociais são tomadas por centenas de conteúdos. E é justamente com conteúdos de todas as formas, em todos os momentos, que o seu negócio vai disputar a atenção do público. As pessoas que estão passeando na timeline só vão parar no seu post se for algo realmente relevante.
Nesse ponto de vista, entendemos que o conteúdo deve ser muito bem pensado para ter relevância, ser criativo e atraente. Da mesma forma, as imagens escolhidas para ilustrar as postagens devem chamar a atenção dos usuários. E para isso, fazer um planejamento antes é de grande valia.
Veja abaixo alguns itens essenciais em um planejamento para mídias sociais:
É fundamental que façamos algumas perguntas para ajudar a definirmos nossos objetivos. Como: Quais são os objetivos para a atuação nas mídias sociais? Atrair mais tráfego? Melhorar o relacionamento da empresa junto aos clientes? Aumentar as Vender?
Faça uma lista dos objetivos que você quer alcançar, assim como um cronograma de acompanhamento.
Na gestão marketing digital, a última coisa que você quer é que suas mensagens caiam em ouvidos apáticos. Por isso, é fundamental saber o que faz com que seus potenciais clientes se envolvam com os conteúdos que recebem nas redes sociais. E isso se tornará mais fácil no momento em que você tem total conhecimento das características de seu público-alvo.
Um elemento que poucas empresas tiram vantagem é a oportunidade de monitorar o que os outros estão fazendo nas mídias sociais. Não deixe de examinar o comportamento daqueles que estão tentando conquistar o mesmo mercado que você. O que eles estão fazendo melhor do que a sua empresa? O que você pode aprender com estratégias e táticas deles? Quais são as suas falhas?
Uma coisa é ter uma imensidão de fãs e seguidores. Outra totalmente bem diferente é ter um público de muita qualidade, um seleto número de pessoas que têm o poder para ajudar a espalhar as mensagens da marca e influenciar seus círculos de amigos. Identifique aqueles que exercem a maior influência em seu espaço e crie estratégias de aproximação e relacionamento com eles.
Hoje em dia nem tudo é de graça na internet, e fazer investimento em posts patrocinados nas redes sociais também é uma estratégia que todas as empresas deveriam adotar. A vantagem é que custa muito menos do que a mídia tradicional e você pode segmentar as mensagens para que sejam vistas apenas pelo seu público-alvo.
Se você é um empreendedor que deseja ter sucesso nas mídias sociais, não pode apenas configurar comandos e esquecer. Preste muita atenção às reações do seu público. As pessoas estão comentando sobre o seu conteúdo? Estão gostando? Elas compartilham? Quais são as principais dúvidas? Qual horário costuma rende mais?
Quando tudo estiver planejado e executado, o resultado final é o que conta. O retorno sobre o investimento (ROI) está dentro do aceitável? Você já viu um aumento nas vendas?
Teste novas abordagens, novas cores, novos horários, novas ferramentas, novos tons, etc. Afine a sua estratégia até que os resultados não só atendam, mas superem as expectativas.