O gerenciamento de redes sociais é uma tarefa dinâmica, com novidades a cada minuto, centenas de chances e também dificuldades.
Dada a complexidade destes canais de comunicação, não é raro que as empresas cometam alguns deslizes ocasionalmente. E muitas delas entram em pânico, mas nós vamos contar um segredo: quando há preparo, todo equívoco pode ser transformado em oportunidade!
Quer saber como? Então continue a leitura. Neste artigo vamos falar sobre os principais erros cometidos pelas empresas nas redes sociais e como evitá-los.
Acompanhe:
Muitas empresas criam perfis nas redes sociais e os atualizam com pouca frequência ou com postagens aleatórias. O problema de não ter um planejamento é que você não saberá quais são seus objetivos, como alcançá-los e se foram atingidos.
Para otimizar os seus esforços e não perder mais tempo e dinheiro, invista em um bom plano. Defina o que sua empresa quer alcançar nas redes sociais: visibilidade, engajamento, vendas? Elabore ações, monitore indicadores-chave de performance (KPIs) que tenham relação com a meta definida e acompanhe sempre os resultados.
Como conquistar alguém se você não sabe quem é, o que gosta, o que precisa? Conhecer o público-alvo é um passo essencial para acertar na estratégia de presença nas redes sociais.
E na web há vários meios: dados fornecidos pelas próprias redes sociais, comentários dos consumidores, informações sobre o mercado. Também é possível encomendar pesquisas ou entrevistar seus clientes para saber como eles usam estes canais de comunicação.
Falar da empresa é importante e inevitável. Porém, nem todos os consumidores estão receptivos para este tipo de conteúdo institucional quando chegam aos seus perfis e páginas.
Consumidores no topo do funil de vendas precisam de conteúdo abrangente, sobre temas relacionados ao seu negócio, às necessidades, vontades, entre outros. Conteúdo útil e relevante atrai, engaja, conquista e fideliza.
Isso pode ser conseguido através de um bom trabalho de marketing de conteúdo.
O ideal, para toda empresa, é ter uma equipe especializada em redes sociais, seja interna ou terceirizada. Sem ela, corre-se o risco de ficar sem uma boa estratégia, sem resultados e até passar por crises de imagem. Quantas vezes você já viu um funcionário responder de forma inadequada um comentário nas redes sociais?
Uma equipe especializada estará pronta para enfrentar estas crises e também para garantir que suas redes sociais estejam sempre atualizadas com conteúdo de qualidade e que gerem resultados.
A interação é o que move as redes sociais. Seus usuários esperam poder conversar com as empresas: falar e ter uma resposta. Deixá-los sem feedback é um erro comum.
Para evitá-lo, garanta um bom trabalho de monitoramento, para saber o que as pessoas falam sobre você. E nunca deixe um cliente sem uma resposta rápida. Se sua empresa não puder resolver seu problema, encaminhe-o para alguém que possa ou explique a situação com clareza.
É preciso acompanhar os resultados das ações nas redes sociais para saber se estão funcionando e para investir melhor os seus recursos. E essas mídias possuem uma série de ferramentas que possibilitam a mesuração, desde as ferramentas de dados nas próprias redes às ferramentas de anúncios. Faça relatórios mensais, interprete e use essas informações para melhorar sua estratégia!
Os erros, nas redes sociais, podem ser o céu ou o inferno: e quem escolhe é a sua empresa. Com um bom gerenciamento de redes sociais, análise de métricas e adaptação das campanhas, não há crise insuperável e nem resultados que não possam melhorar.
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