Ter um e-commerce é ter diversas vantagens para se empreender na internet, e uma dessas vantagens é a possibilidade de mensuração dos resultados. Diferente do comércio tradicional, no ambiente online, é possível analisar exatamente o retorno de cada investimento ou de cada mudança.
A métrica que ganha mais importantes e talvez a que os empreendedores mais se preocupam, é com a taxa de conversão. Taxa que indica quantos acessos foram necessários para a concretização de uma venda.
Teoricamente parece simples, mas para que qualquer venda se concretize, são necessários diversos fatores e o dono de e-commerce precisa atentar-se a eles, para trabalhar ao máximo toda a potencialidade do seu e-commerce. Por isso, confira abaixo algumas estratégias pontuais que ajudam a elevar a taxa de conversão de seu e-commerce:
Muitas vezes, pequenas mudanças podem surtir grandes e diferentes efeitos. Por exemplo, você está em dúvida sobre o layout da página do produto: colocar as imagens mais à direita ou mais à esquerda? Teste as duas opções! Configure uma página com as imagens de um lado e outra com as imagens do outro. Essas páginas aparecerão aleatoriamente para os usuários (é importante garantir que 50% veja a opção A e o restante a opção B). Aquela que converter mais vendas é vencedora! No entanto, vale ressaltar: certifique-se de que haja apenas uma diferença entre as duas páginas, caso contrário, com mais fatores divergentes, não há como ter certeza qual deles foi o responsável pelo aumento ou diminuição da taxa de conversão.
Analisando os dados de seu e-commerce, você percebe que o consumidor abandonou o carrinho. E agora? É simples: só falar com ele. Um jeito de fazer isso é apostando em pop ups. O sistema registrou que o consumidor tem a intenção de fechar a aba, mas antes disso, uma pop up aparece dizendo: “Parece que você está prestes a abandonar sua compra. Você gostaria de nos dizer o por quê? Envie sua mensagem abaixo e diga como podemos melhorar!”.
Isso não uma grande novidade, mas ainda vale apostar neste elemento. Você pode obtar por um processo integrado, com todas as etapas reunidas em uma mesma página. Simplifique ao máximo esse processo, solicite apenas as informações estritamente necessárias e evite pedi-las toda vez que um mesmo cliente for realizar uma compra.
É fundamental que você invista em uma ferramenta estruturada, que faça buscas inteligentes e encontre para o seu cliente exatamente aquilo que ele procura. Apostar no botão “Você quis dizer…” também é uma ótima opção, que pode, muitas vezes, fazer o consumidor se interessar por itens que ele não havia sequer considerado inicialmente.
Existem várias outras estratégias, que não foram listadas aqui, mas que também podem produzir resultados favoráveis.