No desenvolvimento de um e-commerce, pensando bastante e todo estrutura, registro do domínio, estoque, formas de pagamento, etc. Tudo bonito de se ver, organizado, e tudo para o site ir ao ar. E ai vem a primeiro grande dúvida de qualquer lojista no ambiente digital: como irei fazer para conquistar meus primeiros clientes?
Sabemos como é difícil vender sem ter clientes fiéis ao nosso negócio, como é complicado vender sem um número considerável de acessos no e-commerce, sem ter verbas para anúncio, dentre outros. Mas isso não é uma missão impossível. Afinal, todo empreendedor já passou por isso, e muitos sobreviveram, e hoje têm grande participação em seus mercados e faturando bem.
A forma mais barata e eficaz que tem de se fazer propaganda ainda é válida: o boca a boca. Informe todos os seus parentes e amigos pelas redes sociais ou pessoalmente sobre o seu novo negócio e todas as vantagens que ele tem a oferecer. São contatos que, futuramente, podem ser grandes divulgadores de seu e-commerce.
Logo após que você montar seu estoque, converse com seus fornecedores sobre possíveis canais de relacionamento com o seu público-alvo. Pode ser redes sociais, e-mail marketing, blog, dentre outros. Convença-os a divulgarem o seu e-commerce nesses canais como uma revendedora daqueles produtos.
Hoje em dia não é mais novidade para os empreendedores que as redes sociais têm um grande potencial para qualquer negócio online e off-line e podem ser grandes aliadas na divulgação de seu negócio. São canais que também ajudarão na apresentação e fortalecimento de sua marca, assim como no relacionamento com potenciais clientes.
Crie página no Facebook, contas no Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, canal no Youtube, dentre outros.
A plataforma de anúncios do Facebook (Facebook Ads) tem se mostrado eficaz na divulgação de marcas e produtos por possuir ferramentas que ajudam os lojistas a criarem anúncios publicitários impecáveis. Assim como seu investimento não precisar ser muito. Com apenas 10 reais, é possível criar uma campanha.
Você deve aproveitar o fato do movimento está sendo fraco no início de seu e-commerce e dedicar todo tempo possível e necessário aos visitantes que aparecerem. Esclarecer dúvidas de potenciais clientes com prontidão demonstra profissionalismo e credibilidade.
Produza alguns folhetos e cartões de sua loja e distribua-os. Procure lojas físicas e faça parcerias para impactar os clientes daquele espaço. Se você vende cosméticos ou bijouterias, por exemplo, pode tentar fazer parcerias com salões de beleza. Ofereça vantagens para viabilizar o negócio, como uma comissão sobre os produtos vendidos para a dona do salão.
Além de ajudar no SEO de seu negócio, postagens sobre temas relacionados aos seus produtos tendem a atrair um público interessado no segmento ou produtos de sua loja virtual.
Essas visitas podem ser convertidas em vendas, em curto, médio ou longo prazo. Mas tenha em mente que o blog não deve falar só dos seus produtos. Você precisa levar conteúdo relevante ao leitor.
Contate outras lojas virtuais, de preferência que se relacionem com a sua. A partir de parcerias, você pode desenvolver ações conjuntas de divulgação, como a distribuição de cupons de desconto.
No Instagram, muitas lojas virtuais pequenas se utilizam dessa estratégia. Uma divulga a outra, às vezes apresentando promoções com a loja parceira.
Ofereça vantagens aos primeiros clientes de sua loja online. Dessa forma, os visitantes ficarão mais tentados a comprar. Uma ideia é oferecer frete grátis aos 10 primeiros compradores.
Outra sugestão, que pode também atrair novos visitantes, é oferecer desconto àqueles que recomendarem a loja a um amigo.