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Como uma brand persona auxilia a estruturar o posicionamento de marca?

marketing |
25 de maio de 2018
Como uma brand persona auxilia a estruturar o posicionamento de marca? 0 Comentários
Por: Agência R8

Provavelmente você já ouviu falar em persona, que nada mais é que personificação do seu cliente ideal. Porém, um outro conceito igualmente importante é o de brand persona. Embora os nomes se pareçam, é fundamental que você não os confunda, pois representam grandes diferenças!

Para tornar a sua marca uma referência no mercado, torna-se necessário solidificar a identidade. Para lhe ajudar nesse desafio, criamos este artigo. Mostraremos tudo sobre a brand persona e como ela pode auxiliar na estruturação da marca. Confira!

O que é brand persona?

O conceito de brand persona representa os valores da marca, a forma de linguagem e posicionamento. Assim como você cria uma persona que expressa o seu cliente ideal, a brand persona exemplifica a identidade da sua empresa.

Esse trabalho é muito importante porque os consumidores buscam muito mais do que simplesmente um produto ou serviço. Eles se identificam com a marca e seus valores, isso quer dizer que analisam opções de forma consciente.

Muitas marcas, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Ricardo Eletro trabalham bastante nesse sentido. Inclusive, as duas primeiras criaram personagens que representam as marcas e interagem com os clientes: a Lu, que lembra a fundadora da marca, Luíza Trajano; e o Baianinho, personagem bem folclórico e representativo.

Como o brand persona ajuda a marca a ter um tom de voz mais claro?

Agora que você já sabe o que é a brand persona e sua importância para a marca, mostraremos como ela ajuda a gerar um tom de voz mais claro e o que isso pode impactar nas vendas.

Para entender sobre essa questão, vamos usar um exemplo inverso. Imagine que você está buscando uma opção no mercado para realizar uma determinada compra. Entrou no site da empresa, visualizou o produto que deseja e abriu uma conversa no chat para tirar dúvidas. Então, fez contato com um representante bem gentil, com uma linguagem bem simples e didática.

Porém, você ainda não se definiu quanto ao pedido de compra e resolveu aguardar um pouco mais até completar o processo. Visitou as redes sociais e mandou outra mensagem. No entanto, a pessoa que lhe atendeu agora tinha um tom de voz totalmente diferente, com respostas secas e sem paciência.

Essa falta de um posicionamento definido certamente confunde a cabeça dos consumidores e os afastam de fechar os pedidos. Por isso, é tão importante definir os valores, missão e linguagem da marca, solidificando esses conceitos em todos os canais de comunicação.

Esse trabalho é feito com a brand persona. Sempre que uma pessoa tiver acesso a algum elemento da marca, seja o site, uma interação com representante, o logo, produto ou qualquer outro ponto de contato, a experiência deve manter o mesmo padrão.

Então, faça um levantamento do que você deseja que sua marca transmita ao público, sua missão, valores, tom de voz e até mesmo as gírias. Só assim a sua empresa conseguirá conquistar uma posição de destaque, atraindo e fidelizando os clientes.

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