Como educar seu Cliente.
O Marketing de hoje nos mostra que o público está bem diferente de 10 anos atrás, logo as estratégias de costume e o que aprendemos nesse período mudou.
Aquela técnica básica dos 4 P’s do Marketing (Produto, Preço, Praça e Propaganda) já não se aplica mais. As pessoas ficaram mais exigentes, possuem maior independência de compra e junto com isso têm menos tempo para si mesmas.
Daí surgiu o tão famoso Marketing de Conteúdo, a fim de educar o seu cliente. De “limpar seu paladar” e fazer com que ele se sinta atraído de forma positiva e confiante.
Com a rapidez de dissipação de informação, além dos inúmeros conteúdos que a internet nos entrega é preciso ser ágil e primeiramente descobrir o que o seu cliente quer.
A partir disso você precisa solucionar o problema dele. Não com vendas, e sim com conteúdo.
Conteúdo esse que resolva o problema dele:
Seja um artigo de como é importante hidratar a pele e dicas para realizar isso, ou em como comprar um carro certo nos tempos de crise. É importante saber o problema do seu cliente, e dar a informação que ele deseja.
O produto que ele quer ele vai encontrar em qualquer lugar, mas a solução que ele precisa é você quem tem que passar.
Você ensina, passa informações relevantes, entende o real problema e começa a criar um laço, uma troca. E assim ele passa a confiar em você. O seu conteúdo deve envolver, educar e fidelizar seus clientes.
A estratégia deve ser delicada e bem pensada. Uma má interpretação pode trazer o efeito contrário que você deseja.
Por isso, esteja certo que aquele conteúdo (seja um e-book, um vídeo, um infográfico) vá ajudar aquela pessoa de fato.
Ok. Até aqui tudo bem. Com essas dicas você já consegue educar seu cliente.
Saindo na frente:
Apesar de ser um assunto muito comentado, nem todas empresas realizam esse tipo de tratamento com o cliente, ou realizam de forma errônea. Por isso, se você se preparar bem, pode sair na frente e conseguir virar referência no assunto.
Mostre seu diferencial:
O que sua empresa tem que as outras não? MOSTRE! Que seja uma consultoria do seu serviços, ou dicas relevantes. Mostre que além de um produto, sua empresa quer ajudar o seu cliente.
Aumente o número de visitantes:
As pessoas se interessam muito mais por conteúdo em si do que pelo produto de fato. Um conteúdo bacana faz com que ela volte e interaja mais na sua página. Com bom conteúdo, você tras clientes qualificados, gera autoridade e vira referência no assunto.
Pós venda:
Educar seu cliente é algo contínuo. Depois de efetuada a venda é preciso continuar atraindo seu público. Como? Continuando a propagar bom conteúdo. Não deixe que ele esqueça de você, mas também não fique pegando no pé. Quando ele precisar dos seus serviços, ele já vai ter quem procurar!
Educar o cliente hoje em dia, é algo tão importante quando educar seus filhos. Se feito de uma boa maneira, você colhe bons frutos no futuro e ainda fica todo orgulhoso de si mesmo pela bela obra que construiu!