Você já se perguntou o que está por trás do sucesso e da visibilidade das suas vendas no ambiente online?
Existem uma série de fatores que devem ser considerados e, acima de tudo, colocados em prática por aqueles lojistas que desejam ter um negócio próspero, lucrativo e concreto a longo prazo.
Porém, caso você não saiba, isso está diretamente ligado a notoriedade do seu negócio, seja ele nos marketplaces ou na sua própria loja virtual. De qualquer forma, no artigo de hoje vamos te mostrar como funciona o conceito de reputação e indicar algumas ações que podem te ajudar a aumentá-la.
A reputação nada mais é do que a avaliação geral do seu negócio, ou seja, a capacidade que você tem de oferecer recursos para melhorar a experiência de compra do cliente.
Com o crescimento do setor e a alta competitividade entre empresas e vendedores, foram criados uma série de algoritmos para rankear as lojas e anúncios que melhor seguem e aplicam as diretrizes.
Consequentemente, eles podem ser encontrados mais facilmente pelos consumidores e possuem uma chance bem maior de conversão.
Quando observamos no âmbito dos marketplaces, modelo que já representa cerca de 78% das vendas do comércio eletrônico de acordo com a edição 42ª do Webshoppers, relatório sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, a notoriedade pode ser indicada através de várias formas:
No Mercado Livre, por exemplo, um dos maiores canais de venda da América Latina e o mais utilizado no Brasil, os seguintes pontos são analisados para concluir uma avaliação do seu negócio:
A partir do resultado desses pontos, é traçado uma métrica definida por meio de cores, sendo a cor vermelha significando que a sua reputação é ruim, e verde-claro ou escuro, representando que é ótima ou excelente.
Já a Shopee trabalha principalmente como os seguintes fatores:
Tanto o TEA quanto o TNC são considerados métricas super importantes e que devem ser mantidas sempre abaixo de 8%, caso contrário o lojista pode sofrer penalidades dentro do marketplace.
Antes de qualquer coisa, é bom deixar claro que a construção da reputação é um processo que leva um certo tempo, demanda muita dedicação e, acima de tudo, constância. Logo, vamos indicar algumas práticas e dicas que podem te ajudar não apenas a aumentar a notoriedade da sua loja, como também mantê-la:
É muito comum o caso dos vendedores que, na intenção de conseguir preços muito baixos para alcançar as vendas, principalmente nos Marketplace, cometem o erro de comercializar produtos “réplicas” ou falsificados, o que não deve ser feito de maneira alguma!
Caso não tenha nenhum aviso, o comprador vai se sentir lesado e, consequentemente, deixar uma avaliação negativa sobre a sua loja, podendo em alguns casos exigir reembolso ou a troca imediata.
Não importa se você esteja anunciando seus produtos em marketplace ou um canal próprio, o atendimento sempre vai ser considerado uma das – ou se não a – principal estratégia para atrair fidelização e boas avaliações.
Porém, ele deve ser feito de forma humanizada, afinal de contas ninguém gosta de ser atendido por chatbot. A comunicação deve ser direta, realizada não apenas via SAC, mas por WhatsApp ou telefone.
Além disso, não se esqueça que após o produto ser entregue o seu trabalho ainda não acabou. Pois agora é o momento do chamado pós-venda, que é o acompanhamento e o atendimento realizado posteriormente.
Acredite ou não, mas a logística reversa é tão importante quanto o primeiro despacho do produto.
Quando olhamos não apenas para a questão da reputação como a das vendas em si, o frete por um valor acessível e uma entrega realizada dentro ou até antes do prazo é sempre um fator determinante é relevante na hora do consumidor escolher o lojista.
Caso você anuncie pelos marketplaces e utilize os serviços logísticos oferecidos como Mercado, Envios Full e o FBA (Fulfillment By Amazon), eles podem definitivamente ajudar muito com toda essa questão ao ficar responsável pelo processo de entrega.
De acordo com pesquisa realizada pela Baymard, esses são alguns dos principais motivos que causam abandono de carrinho:
Receber críticas nem sempre é algo agradável, mas quando se trata da prestação de um serviço, escutar o que os seus clientes têm a dizer é a melhor forma de saber o que deve ser melhorado ou trocado.
Sem contar que, ao analisar o que está sendo comentado, você consegue entender melhor o seu próprio público alvo e como ele pode ser fidelizado.
Nesse sentido, é recomendado também ficar de olho nos seus concorrentes, não para fazer igual, mas sim conhecer as tendências e ter insights sobre o seu segmento.
Vender é um processo contínuo, e é necessário estar atento a todas transformações desse setor que ainda está se expandindo!
Agora que você já conhece o que é a reputação e a importância dela para a construção de um negócio de sucesso, você vai precisar de uma ferramenta para te auxiliar na hora de manter essas boas práticas que falamos ao longo do texto.
O hub de integração de marketplaces pode ser o parceiro ideal para os lojistas que estão buscando maior controle operacional e escalabilidade das vendas.