Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais usa o WhatsApp no mundo? Ele já atingiu a marca de 1 bilhão de usuários brasileiros ativos por dia, uma estatística gigantesca que oferece grandes oportunidades para as marcas impactarem potenciais clientes.
É possível obter ótimos resultados ao implementar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp. Altamente utilizado por pessoas de diversos perfis, o aplicativo requer um planejamento adequado da parte da sua marca para gerar os retornos esperados.
Será que você está cometendo alguns erros graves ao lidar com o WhatsApp no marketing da sua empresa? Alguns deles podem ser bastante prejudiciais à sua imagem.
Veja, a seguir, os 6 principais erros e acertos em uma estratégia de vendas pelo WhatsApp. Confira!
Para gerar bons resultados, a sua campanha focada em vendas pelo WhatsApp não pode ser invasiva. Trata-se de um aplicativo de uso diário de muitas pessoas, e ninguém gosta de ser bombardeado com múltiplas mensagens de uma marca várias vezes em um único dia.
Saiba se programar para entregar seu conteúdo de forma concisa, respeitando o tempo dos seus destinatários.
Apesar de não ser tão popular quanto o Instagram Stories e o Snapchat, o WhatsApp Status é uma ótima forma de publicar mais conteúdo em seu perfil para engajar seu público no comunicador.
Além de se comunicar por meio da lista de transmissão, vale a pena postar fotos e vídeos relevantes relacionados às suas ofertas como status. Como eles expiram depois de 24 horas, darão aos seus potenciais clientes uma sensação de exclusividade.
Não é porque há um grande potencial de formatos de conteúdo para enviar ao seu público em sua estratégia de vendas pelo WhatsApp que você precisa utilizar todos de uma vez.
Lembre-se de que cada recurso multimídia enviado por você pode comprometer o plano de dados do seu cliente, ou simplesmente não ser visualizado pois seus destinatários estão com um sinal ruim. Considere o perfil do seu público-alvo e utilize o formato que melhor se encaixa.
Para aumentar a confiança do público impactado pelos seus envios e aprimorar suas chances de conquistar vendas pelo WhatsApp, certifique-se de que o seu perfil está devidamente configurado.
Use o logo da sua empresa como avatar e o nome correto dela. Você pode usar o status em texto para contextualizar ainda mais a sua presença no aplicativo. Por fim, lembre-se de deixar essas informações públicas.
Não existe um formato ou linguagem adequados para todos os casos. O que vai determinar a escolha ideal para a sua marca vender mais com a ajuda do WhatsApp é o perfil do seu público. Qual a faixa etária predominante? De que forma essas pessoas falam?
Use um discurso adequado a essas características para gerar mais identificação junto à audiência e aumentar as suas chances de sucesso.
Que tal segmentar os seus envios e melhorar ainda mais o potencial de identificação do seu público? Tenha múltiplas listas de contatos baseando-se em algum critério que faça sentido para o seu segmento, como idade, sexo, data da última compra ou área de interesse. Depois, comece a criar um conteúdo que tenha relação com essas divisões.
Agora que você já conhece os principais erros e acertos que você deve avaliar durante as vendas pelo WhatsApp, já pode rever a sua estratégia e implementar as ações corretas para obter resultados cada vez melhores. Lembre-se de ficar de olho na evolução tecnológica e nas atualizações do app para sempre aproveitar as novidades antes dos concorrentes.
Para você, qual o principal atrativo de usar o WhatsApp na estratégia de marketing? Conte nos comentários!