As vantagens do CRM para o e-commerce são tantas que é possível escrever um livro apenas sobre esse assunto. Sobretudo em 2020, quando a pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo planeta, e fez mudar o estilo de vida e o hábito de consumo de bilhões de pessoas. Somente no Brasil, o setor cresceu 47%, a maior alta em 20 anos. Segundo especialistas, este ramo também deverá crescer em 2021.
Ao que tudo indica, efetuar compras online caiu no gosto dos brasileiros. A COVID-19 pode ter sido o gatilho para essa mudança, até mesmo para evitar aglomerações desnecessárias em shopping centers e supermercados. Por outro lado, a comodidade, a segurança e os preços competitivos atraem cada vez mais consumidores.
As vantagens do CRM para e-commerce vão além do atendimento ao cliente. Essa ferramenta tem o necessário para captar novos leads e aumentar o desempenho de toda a equipe.
Fácil de usar e fonte de informações muito relevantes sobre a jornada do consumidor em todo o site, o CRM é um aliado e tanto para as equipes de marketing. É como se a empresa tivesse uma visão 360 graus sobre todos os processos que envolvem a operação desse tipo de negócio.
Para quem ainda desconhece o termo, o customer relationship management (CRM) é um software que consegue gerenciar todas as relações entre um cliente e uma companhia. Ele pode ser implementado em quase todas as categorias de empreendimentos, seja pequeno, seja grande. Além disso, possui versões exclusivas para certos canais, como WhatsApp CRM e Instagram CRM, por exemplo.
Para as empresas, o CRM também apresenta uma vantagem competitiva. Assim como outros sistemas, ele pode ser formatado sob medida, de acordo com as necessidades de cada negócio.
Antes de citar as 5 principais vantagens do CRM para e-commerce, é preciso deixar claro que o software também é muito benéfico para melhorar a experiência do consumidor. Com ele, uma empresa pode enviar ofertas e produzir conteúdo distinto para cada público-alvo.
Isso somente é possível porque com o CRM a companhia tem alcance a informações precisas, como sexo, idade, ticket-médio, região de origem, entre outros dados.
Se um cliente entra em alguma loja de departamentos, observa os produtos que mais gosta, e vai embora, a empresa tem poucas chances de caracterizar o perfil daquela pessoa. No e-commerce, ocorre o inverso, ainda mais quando a companhia tem um software de CRM disponível.
Em poucos cliques, os gestores descobrem com exatidão quais produtos os consumidores visitaram, quanto tempo eles permaneceram no site, o que eles compraram, e muito mais. Por meio desses dados, a companhia pode ainda criar campanhas de marketing específicas para diferentes targets.
Até hoje, uma das maiores barreiras para o e-commerce é a desconfiança do público. Por mais que os investimentos em cibersegurança aumentem a cada ano, fraudes existem. O que leva parte dos consumidores a trocarem o varejo online pelo tradicional comércio de rua.
Até hoje, uma das maiores barreiras para o e-commerce é a desconfiança do público. Por mais que os investimentos em cibersegurança aumentem a cada ano, fraudes existem. O que leva parte dos consumidores a trocarem o varejo online pelo tradicional comércio de rua.
Com um sistema de CRM, além da empresa identificar perfis com atitudes fraudulentas, ela pode, por exemplo, cativar clientes que colocaram o produto no carrinho e, devido alguma razão, desistiram da compra. Para atraí-los de novo, uma boa estratégia é mandar um e-mail marketing para esse grupo de consumidores, e oferecer descontos ou conteúdos especiais.
Ao perceber que companhia está preocupada com eles, os clientes ficam mais dispostos e tranquilos para realizar suas compras.
Até meados dos anos 90, o setor de marketing tinha que seguir, de certa forma, a intuição. Era impossível prever se uma campanha iria gerar o resultado esperado. Na atualidade, esse cenário é bem diferente. Com o CRM, a equipe de marketing tem acesso ao perfil completo de todo o lead e cliente que tem alguma relação com a empresa.
Agora, é possível reconhecer quais campanhas tiveram maior retorno e onde é possível melhorar. Essa transformação na forma de impulsionar a comunicação teve profundo impacto no faturamento dos negócios. Ao estar baseada em argumentos sólidos, a empresa sabe, de maneira exata, onde e quando investir seus recursos financeiros.
Esta, por óbvio, é uma das principais vantagens dos CRM para e-commerce. Afinal, o objetivo de todo empreendimento dessa natureza é a elevação dos lucros. Como o software fornece informações detalhadas, as companhias têm a capacidade de estruturar funis de vendas mais efetivos.
Ao ter aquisição desses dados, dentro da mesma plataforma, a empresa também ganha mais tempo para ter foco em trabalhos que tenham a ver com o “core business” do empreendimento. Assim, quanto maior a dedicação nos leads e clientes, maiores são as possibilidades de converter as vendas.
Como citado, proporcionar uma experiência favorável para os consumidores é crucial para o sucesso de qualquer projeto de e-commerce. Além da segurança, uma das vantagens do CRM é ter em seu sistema o status de toda a compra. Com isso, as empresas podem exibir para os seus clientes o histórico da transação, desde a saída do produto do estoque até o dia da entrega.
Assim no pós-venda, o software de CRM pode ser programado para encaminhar um e-mail marketing com a missão de verificar a satisfação do cliente. Se ao final dessa jornada, ele estiver contente com o serviço, maiores são as chances de ele se tornar um consumidor fiel. Além disso, ele ainda pode compartilhar essa referência positiva com outros amigos e familiares.