Para que o seu site tenha resultados satisfatórios, você precisa saber fazer uma nutrição de leads eficaz. Ela vai contribuir para a maior atração de clientes e para melhorar a taxa de conversão.
Se ainda não domina esse assunto, esse conteúdo é para você! Vamos ensinar lhe ensinar mais sobre e dar 5 dicas para que consiga alcançar os melhores resultados. Venha ver!
Uma ação essencial do marketing digital, que consiste em alimentar os leads com o melhor conteúdo direcionado a ele e que tem como objetivo complementar a sua jornada de compra. Significa que, a partir do momento em que ele demonstrou interesse pelo seu produto, seu cadastro seja incluído em uma estratégia de envio de publicações que:
Para uma nutrição de leads eficiente, a automação de marketing é essencial. Por meio de softwares próprios para isso, como o RD Station ou o Hubspot, é possível automatizar os envios de mensagens e-mail marketing. O que significa que sua estratrégia poderá contar com a inteligência do sistema para garantir que todos os disparos sejam mais bem acertados, além da geração de relatórios com as principais métricas.
Os softwares permitem você segmentar os leads e também realizam segmentações automáticas. Além disso, organiza o envio dos e-mails para clientes respeitando prazos previamente programados e as características de cada destinatário, que também devem ser configuradas.
Mais do que saber usar as ferramentas para a nutrição de leads é necessário também conhecer algumas regrinhas para que você obtenha resultados efetivos. Para ajudá-lo, separamos dicas sobre como fazer isso acontecer.
Não se restrinja ao envio de e-mails. Caso o seu público tenha o perfil, utilize outras formas de nutrí-lo, como SMS, contatos nas redes sociais etc. — use a tecnologia a seu favor!
A partir do momento em que o leitor assina o blog ou se converte por meio de algum formulário, ele se torna um lead pronto para ser conduzido durante a jornada. Então, envie as próximas mensagens no momento certo e atenda às suas expectativas de receber o conteúdo necessário para que tome a decisão de comprar seguramente.
Uma das funções da nutrição, é fazer com que o cliente não tenha dúvidas quanto à aquisição, entrega ou manutenção do produto. Além de falar sobre vantagens, empoderar a sua persona também é importantíssimo. Garanta que ele não sentirá dúvidas nas decisões que tomará em relação ao seu negócio.
Estude a estratégia que você precisa seguir para publicações, se baseando sempre na meta que deseja alcançar. Elabore um cronograma com os passos para cumprir esse objetivo. A partir daí, mantenha o ritmo, sempre acompanhando a evolução do resultado.
Enviar e-mails para um lead que não solicitou ou não autorizou contato, além de deselegante, prejudica o seu desempenho. O seu servidor de e-mail certamente será penalizado e seu desempenho cairá, independentemente da estratégia. Por isso, nem pense em enviar mensagens que possam ser categorizadas com spam.
Utilize as ferramentas para avaliar as origens de tráfego e atingimento de metas. O Google Analytcs, por exemplo, é uma ferramenta bem precisa e que fornece muitos dados importantíssimos sobre o resultado de suas estratégias — o essencial é que você não deixe de acompanhar os números.
Se você ainda se sente inseguro para iniciar sua estratégia eficaz de nutrição de leads, venha saber mais sobre o lead e a sua importância para o negócio!