Agora que você já conheceu 3 estratégias que o seu cliente espera do seu marketing ainda em 2022*, nós trouxemos +4 que, com toda certeza, você precisa agregar. Bora lá!?
Em uma era de dados, onde as informações já valem mais do que petróleo, é impossível deixar de lado toda essa estrutura analítica. Inclusive, não é de hoje que a construção de suas estratégias precisam estar pautadas em cima de dados, mas dados bem segmentados e analisados, já que dados por dados não resolvem absolutamente nada!
Porém, a parte criativa não pode ficar fora da estratégia! Afinal, ela é responsável por humanizar e tornar tudo mais próximo dos clientes.
E como você pode fazer isso? Tendo uma equipe integrada, que trabalhe de forma não linear. Cientistas de dados, programadores, profissionais de marketing, designers precisam trabalhar em conjunto, de forma mais colaborativa.
Aqui você pode entender melhor como estruturar esse mecanismo.
Lá no Instagram a gente falou sobre uma nova era para o campo dos dados: um mundo sem cookies! Afinal, hoje em dia, não são só os fãs de Black Mirror que acham problemático as empresas seguirem cada passo do que fazemos dentro da internet.
E aí, o que você faz agora, já que como dissemos no ponto anterior, os dados são a base das estratégias? Cultivando confiança, transparência, valor e segurança.
Ninguém quer mais ficar sendo bombardeado o tempo inteiro com anúncios pulando na tela, como aqueles pop-ups chatos que ninguém consegue fechar! Está todo mundo cansado de ler promessas que não são cumpridas nem pela metade…
Sim, navegar no cenário de privacidade do consumidor é uma tarefa cada vez mais difícil, mas é possível para quem consegue construir relacionamentos com o público e evitando um rastreamento mais profundo.
Não é de agora que nossa vida virtual está ligada à vida real. Inclusive, há especialistas que afirmam que já não é mais possível fazer essa distinção. Portanto, é impossível ignorar que estas duas esferas estão interligadas.
Então, como começar a proporcionar essas experiências híbridas? Um bom começo é proporcionar liberdade de escolha para os seus clientes. E entender, claro, o que a gente sempre tem falado por aqui (e no nosso Instagram): o relacionamento com o cliente é sobre conexão.
E para conectar, é importante personalizar a experiência, envolvendo o cliente onde ele prefere interagir com a marca. Um exemplo disso é que, as gerações mais jovens gravitando para canais emergentes – fazendo compras por meio de mídias sociais, assistentes de voz e fones de ouvido de realidade virtual – com mais frequência do que as gerações mais velhas; logo as marcas que tem esse público como alvo precisam ocupar esses espaços.
Ofertar o produto certo na hora, e fazer um pós venda de sucesso: esses são dois dos processos que a Inteligência Artificial (IA) pode te ajudar na hora de oferecer a melhor experiência para o seu cliente.
Mas como fazer isso sem tornar tudo robotizado e inconveniente? Oferecendo uma experiência dinâmica para os clientes. Ou seja, fornecer a assistência e as informações de que precisam, quando, onde e como quiserem. Porém, não use a IA para substituir o contato humano, combinado? Se nem você curte conversar com robôs, imagina o seu cliente…
E aí, você já tem aplicado alguma dessas estratégias? Como estão sendo os resultados? Conta pra gente lá no Instagram.