O call to action (CTA) é uma ferramenta para otimizar as conversões do site. São todos os botões ou links nas páginas que indicam ao cliente uma ação. Ou seja, os botões “comprar”, “assinar agora” e os links em conteúdos que direcionam o leitor a uma outra página podem ser considerados tipos de CTA.
Quer conhecer os tipos de call to action e como aplicá-los da melhor forma possível? Então continue a leitura, porque este artigo foi feito para você!
Temos alguns tipos de CTA. Abaixo, vamos citar exemplos para que você tenha mais confiança na hora de escolher o melhor para a sua página.
A maioria dos leads que acessarem seu site não vão converter no primeiro acesso. Outro ponto importante, é que eles também estão acessando os sites da concorrência, dependendo do seu estágio do funil. Ademais, não necessariamente, precisam do seu produto.
Cabe a você a tarefa de convencê-los sobre o quanto seu produto ou serviço é útil. Calls to action sem compromisso, oferecendo testes grátis, são uma excelente opção. Assim, o lead se sente mais seguro para a tomada de decisão e você consegue capturar dados para a nutrição.
Os blogs têm uma alta taxa de rejeição naturalmente. Isso acontece porque a maioria das pessoas que encontram o seu conteúdo organicamente, não conhece sua empresa e não sabe qual é seu produto. Consomem o conteúdo e saem sem realizar alguma interação.
Por isso, os CTA’s de pop-ups de saída são uma boa opção. Eles capturam leads que estão saindo do seu site. Ao direcionar o mouse para o fechamento da tela, surge um mini formulário convidando o lead a realizar alguma ação. Geralmente, assinar a newsletter do blog ou solicitação de novas informações.
São os calls to action que ficam estáticos no cabeçalho do teste. Ele é bem útil porque pode ser configurado para que apareça em páginas específicas e é uma oportunidade permanente de conversão.
Um exemplo de comportamento que favorece a utilização desse CTA é o fato de os leads lerem o conteúdo e, certamente, rolar a página para o topo. Então, pode ser que eles nem leiam a chamada para a ação que está no fim do conteúdo.
Os recursos das ferramentas de acompanhamento já são bem avançados. É possível configurar testes AB pelo Google Analytcs, por exemplo. O teste permite que você tenha páginas iguais, mas que possuem dois tipos de CTA’s diferentes. Vale também usar um call to action igual e mudar o texto do botão.
Dessa forma, a própria ferramenta de análise, após o período previamente estipulado, mostra o resultado vencedor. Faça testes constantes no seu site para melhorar suas conversões.
Separamos algumas dicas para você não errar na hora de criar o CTA. Vamos lá?
Ou algo que identifique que aquilo é uma ação. Sejam imagens, sejam links. Deixe claro para o leitor que, ao clicar ali, ele vai gerar uma ação.
No link, especifique o que você quer que o cliente faça. Evite termos como “clique aqui”, quando você vai direcionar o cliente para um formulário. Seja claro e honesto. Um exemplo seria: “preencha o formulário de solicitação”.
Números indicando o seu possível resultado, por exemplo, chamam bastante a atenção do leitor. Convença o lead a clicar no call to action de uma forma objetiva.
Use setas como indicativo de ação. É essencial escolher a melhor localização para o CTA. Mas, o uso de setas ajuda a tornar o call to action mais chamativo e indicativo de ação. O lead procura inconscientemente por um novo passo. Então, indique a ele!
Há várias formas de você induzir o seu leitor a interagir com o seu conteúdo. Basta identificar qual seria a mais indicada em cada situação!
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