Posicionamento estratégico é o que define como sua marca se comunica, se diferencia e permanece relevante. Quando há planejamento, coerência e estratégia, o resultado é clareza e vantagem competitiva.
Mas sem alinhamento, o que era para fortalecer a marca se torna ruído na percepção do consumidor, mostraremos por meio de cases como isso acontece na prática!
Marcas memoráveis: como se destacar no cenário saturado
Vivemos na era do excesso e a cada novo dia, surgem tendências, concorrentes e pressões para respostas rápidas, criando um cenário saturado de conteúdo. Em meio a esse ruído, manter a consistência da marca se torna um desafio constante e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade.
Com tantas opções parecidas em discurso, estética e preço, o consumidor se sente perdido. Como então garantir que a sua marca seja percebida, lembrada e escolhida?
A resposta está no posicionamento estratégico, a base que diferencia marcas fortes das esquecidas. Marcas bem posicionadas têm clareza, coerência e propósito em todas as suas ações. Elas não apenas vendem, mas ocupam espaço real na mente e no coração do público.
Não por acaso, ao ver um “M” vermelho, lembramos instantaneamente do McDonald’s. Um banco digital? Pensamos no Nubank. Proximidade e humor nas redes? Duolingo. Todas são provas de que um posicionamento estratégico claro, gera reconhecimento e preferência.
Do ruído à relevância com posicionamento estratégico
Portanto, antes de aplicar o posicionamento estratégico, é preciso entender seu real significado. Ele não se limita à estética ou identidade visual, trata-se de como a marca é percebida e se diferencia no mercado, gerando valor e preferência.
Para visualizar na prática, olhe para a Farm Rio, referência brasileira no setor de vestuário, com um logotipo marcante e aplicação intuitiva, seus ícones traduzem sua essência: valorização da natureza e da autenticidade.
O branding é consistente, com cores vibrantes, estampas tropicais e linguagem próxima, reforçada em todos os canais e pontos de contato.
Além disso, as vendedoras da Farm atuam como verdadeiras embaixadoras da marca. Essa coerência entre identidade visual, linguagem e experiência faz do posicionamento estratégico da Farm um diferencial poderoso: quem veste Farm, veste um estilo de vida, conectado à liberdade, feminilidade e criatividade do Brasil.
Coerência interna: o segredo para fortalecer sua marca
O ponto de partida para um bom posicionamento estratégico está na autoanálise. Como sua marca é percebida atualmente? Que diferenciais são reconhecidos pelo público? Quais valores e proposta de valor guiam a experiência do cliente?
Recentemente, trabalhamos lado a lado com a Fran Personal para fortalecer seu posicionamento, em um mercado de saúde e bem-estar cada vez mais competitivo. Nosso desafio era garantir que o atendimento humanizado e personalizado fosse refletido em todos os pontos de contato.
Segundo a Fitness Brasil, em parceria com a EY e a Armatore, o número de centros de atividade física chegou a 56.833 unidades em 2024. A busca por personal trainers aumentou mais de 30%, de acordo com a Tecnofit.
Com o alinhamento entre discurso, experiência real e entrega, conseguimos ampliar a diferenciação da marca. Portanto, um exemplo prático de como o posicionamento estratégico transforma marcas e sustenta relacionamentos duradouros. Para ver os detalhes do projeto com a Fran, acesse nosso site.
Relevância, confiança e preferência: frutos do bom posicionamento estratégico
Segundo uma pesquisa da PwC (2019), 73% dos consumidores afirmam que a experiência de marca é mais relevante na decisão de compra do que o preço ou a qualidade do produto. Para marcas atentas ao comportamento do seu público, esse dado representa uma grande oportunidade de diferenciação.
A Farm soube aplicar esse conceito ao lançar a Farm&etc. , diversificando seu portfólio com produtos que reforçam seu lifestyle já associado à marca.
Campanhas que envolvem personalidades de diferentes segmentos e comunicam autenticidade evidenciam que o posicionamento estratégico é o fio condutor para a entrega de valor e conexão emocional.
A mensagem era clara, a Farm está presente em todos os momentos do seu dia, com autenticidade e propósito. Estes são elementos fundamentais para gerar preferência, confiança e, consequentemente, relacionamentos duradouros.
Riscos de um posicionamento desalinhado: o que evitar
Nem mesmo marcas consolidadas estão imunes aos riscos de um posicionamento estratégico mal executado. Um exemplo recente é a Jaguar.
Tradicionalmente associada a luxo, desempenho e originalidade, a marca buscou renovar sua imagem com o reposicionamento “Copy Nothing” em 2024, acompanhando a transição para veículos 100% elétricos.
Desse modo, ao adotar uma comunicação conceitual e artística, sem destacar os carros em sua principal campanha, parte do público percebeu um distanciamento dos valores originais da marca.
Esse caso ilustra um risco comum: rupturas mal planejadas podem gerar desconexão, perda de valor percebido e exposição às críticas. Um posicionamento de marca sólido exige consistência, mesmo que na inovação, entre propósito, comunicação e experiência, pilares essenciais para construir um posicionamento estratégico sustentável.
Posicionamento estratégico = crescimento sustentável
Após explorar conceitos e casos práticos, fica claro: o posicionamento estratégico não é opcional, é um fator chave para o crescimento sustentável, a construção de autoridade, representatividade e confiança.
Marcas que não se diferenciam, perdem espaço e relevância, abrindo portas para a concorrência. Acima de tudo, é fundamental rever continuamente como sua marca se expressa e é percebida.
O seu posicionamento estratégico sustenta resultados reais e crescimento consistente? Existe clareza, coerência e colaboração entre o que você transmite e o público que interpreta? Essas são perguntas críticas, tão relevantes quanto qualquer KPI financeiro.
Assim, estabeleça checkpoints periódicos para auditar seu posicionamento, fortalecer a cultura organizacional, integrar tecnologia e excelência aos processos e maximizar a entrega de valor. Pequenos desalinhamentos hoje podem se transformar em grandes perdas de relevância amanhã.
Esperamos que este conteúdo tenha contribuído com reflexões práticas para aplicação imediata. Explore outros artigos no blog, siga nossos canais e vamos juntos transformar marcas e negócios, com foco em excelência, colaboração e futuro. Até a próxima!