Atire a primeira pedra quem nunca desejou estar na primeira página do Google! Garantir um bom posicionamento nos motores de buscas ajuda a sua empresa a se tornar reconhecida, receber visitantes e gerar vendas!
É claro que, desde o advento do Google Ads, é possível que se compre os primeiros resultados. Porém, se você não tem grana para investir, saiba que é possível sim competir pelas primeiras páginas.
E como fazer isso? Através do SEO!
A sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), é uma técnica desenvolvida para influenciar os algoritmos dos buscadores a rankear sua página para a palavra-chave pesquisada.
Ou seja, através de conteúdo relevante é possível gerar tráfego de forma orgânica para o seu site, sem investir dinheiro diretamente. Porém, para além da repetição de palavras-chaves (como a maioria das pessoas acreditam), atualmente o Google preza por outros fatores para rankear o seu site.
Por isso, nós separamos 5 dicas para te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site hoje mesmo! Bora conferir?
-
Mobile-first
A realidade é que hoje, num mundo completamente conectado, o maior volume de pesquisas costumam ser feitas através dos smartphones. Logo, sites que são otimizados para esse formato, recebem as melhores posições no Google (e outros motores de busca).
-
Experiência da página
Com toda certeza, uma verdade incontestável é: site precisa ser fácil de usar!
Seu usuário precisa conseguir orientar-se lá dentro, conseguir as informações que estão buscando, e querer estar lá.
Além disso, ter um HTTPS e certificado de segurança é fundamental, porque isso demonstra que o site é seguro e facilita a navegação e retenção do usuário, já que a integridade do que circula no seu site e servidor de hospedagem é garantida.
Portanto, UX Designer já!
-
Velocidade da página
Porém, ter somente um site bonito não é mais suficiente. Porque se tem algo que atrapalha toda a experiência do usuário (e irrita muito) é uma página que não carrega de forma alguma! Inclusive, esse é um fator que aumenta a taxa de rejeição (Bounce Rate) do usuário.
Portanto, use o PageSpeed Insights, uma ferramenta gratuita, que irá analisar as páginas do seu site e apontar quais problemas podem ser corrigidos.
-
Links externos e internos
Seja levando para outras páginas fora do seu site (links externos) ou dentro da sua (links internos), essa estratégia tem como objetivo principal transferir autoridade sobre o assunto.
Porém, na hora de usá-los, é importante “sempre utilizar uma página âncora que tenha relação com o assunto de origem e que indiquem aos robôs que se tratam de assuntos relacionados”.*
-
Conteúdo de qualidade
Essa dica pode parecer clichê, mas quem navega pelo mar de conteúdos na internet sabe a quantidade de material ruim que a gente encontra todos os dias!
Por isso, ter um conteúdo bem feito, com informações corretas e completo, é a melhor forma de você ficar bem posicionado. Até porque, quando há essa organização, a imagem passada é de credibilidade, o que faz com que a audiência passe a confiar em você.
É claro que essas dicas não são as únicas que podem te ajudar na hora de realizar boas práticas de SEO. Inclusive, aqui você pode conferir mais. Além disso, é importante que você conheça quais são os erros de SEO mais comuns e saiba como consertá-los.
Porém, o que você nunca pode esquecer é de dois pontos fundamentais: um excelente conteúdo e a experiência do usuário.
*Reprodução: Resultados Digitais