Aumentar vendas, garantir a sustentabilidade do seu negócio, otimizar processos internos e, por fim, sempre ver melhorias e resultados cada vez mais promissores. Claro que esse é o cenário ideal e a expectativa da maior parte dos empreendedores.
Todavia, sabemos que a rotina não nos dá tempo para respirar e inovar, sobretudo pensar em tarefas e estratégias que não sejam aquelas relacionadas às prioridades. Porém, algumas questões merecem um pouco mais de atenção.
Embora esteja surgindo agora esse termo, a estratégia de usarmos o relacionamento como estratégia de marketing não é novidade. Se formos observar bem a história da sociedade, já praticamos diversos tipos de ações para termos sempre harmonia e uma rede de contatos que possa nos apoiar — e vice-versa.
O que acontece de novo é o aprimoramento de técnicas para fazer isso acontecer. Big Data, mídias sociais, e-mail marketing, inbound marketing e tantas outras coisas passam a enriquecer as estratégias que podem ser usadas para criar uma boa trilha de relacionamento com nossos potenciais clientes.
Esse conceito, marketing de relacionamento, basicamente é entender a fundo as necessidades, pensamentos e sentimentos do seu público a ponto de o empreendedor ser capaz de prever suas próximas necessidades e antecipar-se a isso, oferecendo uma solução e criando sempre a imagem de proatividade. O resultado disso é um cliente fidelizado.
Pode parecer um assunto distante da sua realidade, mas é possível olhar em quaisquer empreendimentos, de grandes ou pequenas cidades, e encontrar exemplos.
O que queremos propor para você aqui nesse post é a possibilidade de pensar diferente e focar no relacionamento com seu cliente. Veja alguns dos benefícios de investir em relacionamento:
Sim, fidelizar pode ser um caminho mais simples do que focar apenas na conquista de consumidores novos. Sem dar valor às ações de relacionamento, sua empresa até conquista clientes, porém estes acabam sendo passageiros.
Por isso, pense sempre em criar um relacionamento mais longo com quem confiou em sua marca. Afinal, manter um cliente já ativo custa 5 vezes menos do que ganhar um novo, nada mal, não é?
Nada melhor do que receber uma recomendação. Se você consegue manter um relacionamento positivo com quem já foi ou ainda é seu cliente recorrente, certamente ele levará o seu nome adiante com adjetivos bons e dará continuidade ao maior bem que uma empresa pode ter: a boa reputação.
Saber detalhes sobre os hábitos daqueles que são ou que têm potencial para serem seus clientes é um passo fundamental para a sustentabilidade de um negócio. Entender quais são suas dores, quem influencia suas decisões e qual tipo de ato o deixa empolgado ou frustrado são tarefas fundamentais para empreendedores que querem investir no relacionamento com seus clientes.
Entendendo isso, você será capaz de ajudar mais essa pessoa, que pode fechar um contrato ou comprar um produto seu.
E você? Já consegue enxergar sua empresa colocando em prática pequenas atitudes para desenvolver um bom relacionamento com o cliente? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas para melhorar seu negócio!