Se você já pesquisou sobre qualquer assunto relacionado ao marketing digital, com certeza se deparou com a palavra lead em algum material ou postagem de blog. Mas, afinal, o que é lead?
É exatamente sobre isso que vamos falar neste post, explicando o que é, por que elas são importantes e como consegui-las. Confira!
No mundo do marketing digital, lead é toda e qualquer pessoa que demonstre algum interesse em adquirir um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Simples assim. A geração de leads para a sua empresa é um fator fundamental para o seu sucesso, otimizando as taxas de conversão dos sistemas digitais.
Mas como posso saber quando a pessoa é uma lead? De maneira mais ampla, pode-se considerar uma base de leads a sua lista de e-mail de clientes que, com certeza, está um pouco abandonada, os seus seguidores do Twitter e as pessoas que curtem a página de sua empresa no Facebook.
Essa é uma temática bastante discutida no meio do marketing digital. Se uma pessoa acessou o site de sua empresa, isso quer dizer que ela tem interesse em seus produtos e serviços, logo ela é uma lead, certo? Errado!
Para se tornar uma lead, você deve ter algum tipo de informação sobre ela e acompanhar toda sua rotina dentro de seu site. Para capturar essas informações, você pode optar por diversos caminhos, desde pop-ups perguntando se a pessoa quer se cadastrar em sua newsletter, até a criação de páginas específicas (landing pages) onde a pessoa deve realizar um breve cadastro para receber um determinado tipo de material (e-books ou white papers, por exemplo).
Quando falamos em leads qualificadas, nos referimos a pessoas que demonstraram interesse em adquirir um determinado produto ou serviço de sua empresa e que já passou por um período de nutrição — processo em que você vai munindo a lead de informações relevantes e de interesse dela para ajudá-la a efetivar sua compra.
Além de demonstrar toda a expertise da empresa, o processo de nutrição transmite confiança e segurança a lead para que ela opte pelo seu produto ou serviço em vez dos oferecidos por seus concorrentes.
Para te ajudar a entender melhor o impacto da geração de leads para a sua empresa, listamos algumas razões:
Agora que você já sabe o que é lead, aproveite para ler este artigo essencial sobre os principais benefícios do marketing de conteúdo!