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Marketing de Conteúdo: estratégias para um relacionamento com seus consumidores

marketing |
25 de agosto de 2015
Marketing de Conteúdo: estratégias para um relacionamento com seus consumidores 0 Comentários
Por: Agência R8

Dicas de como ser eficiente na utilização do marketing de conteúdo em seu negócio.

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O marketing de conteúdo tem como objetivo a criação de conteúdos relevantes e valiosos para aumentar o engajamento com o público-alvo de uma empresa, o que ajudará na atração, envolvimento e geração de valor para todo o público de modo a gerar uma percepção positiva da marca, gerando ainda mais vendas.

O marketing de conteúdo tem a sua importância por ajudar na atração, conversão e relacionamento com os interessados e clientes de uma empresa, sendo uma ferramenta focada em oferecer conteúdos bastante relevantes em troca de informações do seu público-alvo. Informações que serão usados para o planejamento do relacionamento que a empresa terá com seus leads (contatos que demonstraram certo interesse pelos produtos da empresa ou o segmento em que ela atua). Qualquer empresa que documente seu marketing de conteúdo têm 100% de eficiência em suas ações de marketing.

Agora já sabemos que a palavra-chave do marketing de conteúdo é: conteúdos de qualidade. Porém, não há uma receita de bolo para se fazer um bom conteúdo de qualidade. A comunicação terá de ir além do que simplesmente escrever. Ela precisa transmitir emoção, despertar curiosidade, interesse e vontade de saber mais.

Segue abaixo algumas dicas para a construção de um bom roteiro para uma comunicação mais efetiva de sua estratégia de marketing de conteúdo:

1 – Planejamento:

Para começar a produzir um bom conteúdo, você precisa responder algumas perguntas fundamentais como:

Qual o objetivo final com a produção de conteúdo?

Pode ser objetivos como popularização da marca, reter clientes, gerar leads qualificados, etc.

Qual o público para que irei direcionar meus conteúdos?

Para cara perfil de consumidores, existem formas distintas de se comunicar e conquistar a sua atenção.

Você deverá conhecer a fundo a jornada de compra do seu público-alvo. Saiba como, quando e onde seu público busca informações ou produtos. Além de você saber se ele compra por impulso ou planeja antes de efetuar uma compra.

Onde se encontra nosso público? Quais os canais que ele busca informação?

Você deve conhecer os hábitos de seu público alvo para melhor elaborar estratégias de marketing de conteúdo. Ele viaja? Ele tem filhos? Come fora? Pratica esporte?

2 – Qualidade do conteúdo:

O formato do conteúdo que você produzirá precisa estar alinhado com o estágio que o seu potencial cliente está no funil de vendas. Fazendo um mapeamento, você poderá criar estágios em que ele irá percorrer até a compra. O chamado funil de vendas.

Topo de funil: produzir conteúdos no blog da empresa costuma dar grandes resultados, como: 7 dicas para emagrecer com saúde.

 Meio de funil: a criação de e-Books para auxiliar as pessoas no processo de emagrecimento com exercícios feitos em cada.

Fundo de funil: no momento em que você consegue gerar a necessidade do consumo, agora é a hora de apresentar o seu produto, demonstrando que ele é a solução para os problemas daquela pessoa.

A partir do momento que o interesse por essa informação é despertado, chegou o momento da conversão. E para fazer com que alguém forneça informações pessoais como número de celular ou endereço de e-mail você também precisará oferecer algum valor para ela. Cursos grátis, cases de sucesso e whitepapers são boas opções..

3 – Engajamento:

Este pilar no marketing de conteúdo é essencial para que as empresas se comuniquem com as pessoas de forma autêntica e honesta. O que gerará muita credibilidade para e marca e a fará com que o processo de vendas seja uma experiência confortável para seu público.

Engajamento não acontece do dia para a noite, engajamento é frequência e os resultados aparecerão a médio e longo prazo.

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