Devido à grande oferta de marcas e produtos, bem como a quantidade de canais e formas de comunicação, o consumidor está cada vez mais exigente em relação a sua jornada de compra.
O custo de conquistar esse novo consumidor também é mais alto e uma forma de rentabilizar a empresa é mantendo os consumidores atuais por mais tempo e investindo em estratégias de fidelização.
Considerando esse novo cenário, listamos 4 estratégias de marketing para ajudar você na fidelização de clientes da sua empresa.
Muitas empresas ainda acreditam que seu papel termina quando o cliente realiza uma compra. Entretanto, a experiência do usuário está apenas começando.
Ele acaba de finalizar sua experiência de compra e passa para a fase que definirá se ele será um cliente recorrente ou não: a experiência de uso.
Pensar em customer success, ou sucesso do cliente, é garantir que toda a sua experiência com sua marca, produto ou serviço será a melhor possível. Invista em atividades que ajudarão o seu cliente durante e após a compra:
Ofereça um atendimento que seja rápido, eficiente e que faça seu consumidor ter certeza de que, em momentos de problemas, sua empresa estará lá para resolvê-los.
O consumidor está mais exigente na forma como sua empresa o trata. Prepare seu time para atendê-lo em diferentes canais e momentos da experiência de compra. Ofereça treinamento sobre seu produto e invista na cultura da empresa para criar funcionários que são evangelizadores da sua empresa.
Use os dados para segmentar e entender quais são os grupos de clientes que a sua marca atende. Identifique como eles se comportam, o que fazem no dia a dia, como interagem com a sua marca e com outras empresas.
A partir desse entendimento, defina os melhores momentos para falar com eles, qual a melhor mensagem a ser usada e até mesmo o tipo de canal para fazer diferentes abordagens para ter o melhor relacionamento com seus clientes.
Muitas empresas descobriram o poder que as redes sociais oferecem para a fidelização. Além de ser um ótimo canal para comunicação e divulgação de seus produtos e serviços, as redes sociais oferecem a oportunidade única de se aproximar do seu cliente e estabelecer uma relação com ele.
Você não precisa estar em todas as redes: é preciso saber escolher aquelas que fazem sentido para sua empresa.
Aprenda a monitorar as redes e ter mais insights sobre a melhor forma de falar com eles, entender o que esperam da sua marca e de seu relacionamento com eles, aumentando seus resultados de fidelização.
Essas são dicas muito importantes para que você possa fidelizar seu público e ter melhores resultados para sua empresa. Nesse contexto, pense que o foco da sua estratégia é criar uma experiência de compra para seu usuário — e não só vender.
Agora que você já aprendeu como trabalhar a fidelização de clientes na sua empresa, leia nosso post sobre como criar um plano de marketing digital e torne sua gestão mais eficiente!