Quer vender mais? Quer fidelizar seu público? Atrair mais clientes? Recuperar antigos clientes? Descobrir um nicho novo de mercado?
Antes de qualquer ideia ou qualquer estratégia você precisa definir o que você quer. Qual o objetivo da sua campanha e o que você pretende com ela.
Através do seu objetivo você vai estipular suas metas e prazos de execução. Tudo o que for criado tem de ser estipulado em uma quantidade e período de tempo.
Parece metódico. E é mesmo!
Tudo deve ser calculado para o resultado sair nos conformes.
Quem são as pessoas que você quer atingir?
Depois de criado o seu objetivo e as suas metas você precisa segmentar QUEM você quer impactar com sua ação Marketing. Adolescentes? Idosos? Pessoas de baixa renda? Pessoas que gostam de macarrão? Pessoas que possuem animais de estimação?
Procure saber exatamente o perfil do seu público. Crie uma persona.
Dê uma identidade a esse público. Um nome, idade, profissão, hobbies, time de futebol.
E o mais importante: Nada de achismos! O seu público tem que ser definido pelo o que ele é e não pelo o que você acha.
Como fazer isso?
Através de pesquisas que você pode realizar, ou pesquisas que já existam. Capte o maior número possível de leads dos seus clientes e entreviste-os. Observe o que eles têm em comum e use isso em favor da sua campanha e do que você tem a oferecer como produto ou serviço.
Aonde você quer divulgar sua campanha?
Lembre-se que ela deve estar vinculada ao seu público.
Seu público está presente nesse canal? Quantas vezes por dia ele acessa? Em quais horários? Tudo isso deve ser esclarecido para que o canal chegue na pessoa certa.
O seu produto ou serviço se adequa bem a esse canal? As ideias se encaixam? Se todas essas afirmações forem sim, você já está com quase tudo pronto para criar uma ação de marketing digital de sucesso!
Sobre quantos canais utilizar, saiba que a internet te proporciona variados, mas isso não significa que você deva usar todos. Por mais segmentada e bem planejada que seja uma campanha, é interessante passar por testes.
Por isso, selecione uns 3 canais que você acredite que trará resultado e teste eles. Com o decorrer do tempo você saberá qual deles te deu maior retorno.
Depois de criar seu objetivo, suas metas, seu público e o canal que você vai utilizar chega a hora de você elaborar seu cronograma de ações.
Cada conteúdo criado, cada informação passada, deve estar de acordo com todas as etapas anteriores. Elas não podem ser criadas isoladamente, todo conteúdo deve casar com o outro. Não pode sair jogando informação do nada.
Cada ação deve ter um objetivo concreto voltado para aquele determinado público e isso deve ser compartilhado no canal que esse público se encontra. Sacou?
É tão completo que chega a ser bonitinho.
Se não ocorrer nenhum ruído de comunicação nos processos anteriores é impossível dar errado.
Defina seu cronograma e como eles serão realizados. É importante ir analisando as métricas à medida que for criado o conteúdo para você sentir realmente seu público e qual assunto eles mais se engajam.
E essas são as principais etapas para sua campanha de Marketing Digital. É claro que depois de tudo criado você não vai descansar.
Ainda tem a parte de quais ferramentas utilizar para colocar as ações em prática. Definida a ferramenta, aprenda tudo sobre ela! A agência que criará toda a campanha para você saberá fazer isso, mas nada melhor que ter conhecimento do que está acontecendo nos seus negócios, por isso treine e aprenda sobre a plataforma que irá utilizar.
A partir daí é só esperar os resultados. Sua campanha agora está completa, bem segmentada e pronta para ser um sucesso.